A Maromba Academia deu seus primeiros passos em 1º de Agosto de 1977, tendo como seu proprietário o Professor Paulo Roberto de M. Streckert e seu pai Paulo Roberto Streckert. Iniciou com aulas de Jiu-Jitsu e se tornou uma das maiores forças do interior e da Capital paulista, tendo seus atletas conquistado vários títulos de destaque no território nacional, bem como fora do Brasil.

(19) 3894-1771 Av. Engº Fábio Roberto Barnabé, 372 Seg - Sex 06.00 - 22.00, Sáb: 08.00 - 11.00
Siga-nos
Image Alt

Maromba Academia

Os cuidados para praticar Crosstraining

O Crosstraining é uma modalidade que foi criada com base em treinamentos militares e tropas de elite, onde é utilizados movimentos e objetos do cotidiano para ajudar na melhora das condições físicas do indivíduo. Utiliza-se pneus, sacos de areia, cordas, madeiras, bolas, blocos, barras e qualquer outro material que se tenha no ambiente.

É um tipo de treinamento que capacita o corpo a executar qualquer função cotidiana sem dificuldade, conhecido também como treino funcional, onde o praticante aprende a escalar, levantar pesos variados, saltar obstáculos, ou seja o Crosstraining permite que o treino seja criativo e não se repita nunca.

Não tem restrição de idade, nem gênero e nem de limitações físicas, já que pode ser adaptado para qualquer tipo de adversidade corporal, mas tudo isso deve ser muito bem monitorado por um profissional, é claro. A intensidade do treino vai de pessoa para pessoa (limite da capacidade física de cada um). Pessoas muito limitadas fisicamente devem passar primeiro por uma avaliação médica.

Para que os treinos gerem resultados é primordial que seja conduzido por um profissional que conheça cada técnica para que atinja a finalidade que cada praticante deseja. O treino exige que se movimente grandes grupos musculares, portanto o gasto de calorias é elevado em comparação com outros tipos de treinamento, como por exemplo a musculação. Em outras palavras podemos dizer que ele elimina maior quantidade de gordura e ainda ajuda a desenvolver a musculatura com maior facilidade. Nos níveis mais avançados da prática, se exige muito dos aparelhos cardiorrespiratórios do corpo, portanto melhora muito esta parte e também acelerando o metabolismo.

É preciso sempre estar atento às lesões, que ocorrem quando o treino não é devidamente monitorado por um profissional competente ou quando se tenta praticar com carga excessiva ou muitas repetições do mesmo excercício executados de maneira incorreta.

Quanto maior a carga e intensidade do exercício, maior é a atenção para os movimentos para que sejam corretos e atuem nos devidos músculos. Muitas vezes as lesões acontecem porque o praticante não ouve as orientações do treinador.

Vale lembrar: nem sempre os caminhos mais rápidos geram os resultados esperados com maior eficácia, portanto deve se ter paciência e não exceder a carga habitual ou as repetições tentando acelerar o processo. Fique sempre atento às suas limitações.

Outro ponto que deve ser observado é o piso onde será realizado o treinamento, pois é preciso ter cuidado com os impactos.

Fonte: Elasta